Logo Whatsapp
A EMPRESA
WhatsApp Image 2022-09-26 at 10.35.38.jpeg Econômica

Segurança em Logística: como implementar?

Os processos logísticos são, muitas vezes, bastante complexos. Em suas diversas etapas, desde a armazenagem até o transporte, pessoas e mercadorias estão submetidas a possíveis riscos, sobretudo quando erros nestas etapas têm potencial de causar acidentes que ameaçam a integridade de equipes e produtos.

Pensar em segurança logística significa implementar medidas de precaução em toda a cadeia de abastecimento, o que, além de proteger recursos e colaboradores, contribui para aumentar a eficiência dos processos.

  • Assuma a existência dos riscos

A primeira coisa a ser feita para lidar com riscos é assumir que eles existem. Afinal, só podemos combater aquilo que conhecemos. Para isso, um diagnóstico preciso realizado por profissionais de segurança do trabalho devidamente capacitados é obrigatório.

  • Crie protocolos de segurança

Depois de compreender os riscos, é importante encontrar formas de eliminá-los. A padronização e definição de como processos devem ser executados com segurança é o primeiro passo, que acontece a partir do desenvolvimento e implementação de protocolos de segurança que, por sua vez, devem contar com a participação de todos os stakeholders envolvidos.

  • Foco nos comportamentos

Já que acabamos de falar sobre stakeholders, todos devem perceber a segurança como um pacto coletivo. Este pacto precisa unir as dimensões técnica e comportamental: para além de manutenções em equipamentos e treinamentos periódicos, é necessário identificar quais são os comportamentos de risco existentes na cultura da empresa e modifica-los. Não basta que Equipamentos de Proteção Individual estejam aptos e disponíveis se há recusas em utilizá-los, por exemplo.

  • Saiba aonde quer chegar

Todo plano precisa de objetivos claros e com a segurança em logística não é diferente. A criação de ambientes seguros exige a definição de metas específicas a curto, médio e longo prazos, que sejam acompanhadas por métricas e indicadores de segurança. E não só você deve saber aonde quer chegar, mas também todas as pessoas necessárias para que o planejamento da sua empresa se torne realidade.

  • Guie pelo exemplo

Uma cultura de segurança não se estabelece do dia para a noite. É necessário muito convencimento para que ocorram as mudanças necessárias. E uma excelente forma de influenciar pessoas a se convencerem de mudanças importantes é pelo exemplo. Mais que reforçar discursos, adote os comportamentos na prática e inspire a partir deles!


Notícias

Relacionadas

Arrastar para mover
C23037-post4 blog(1)_.png Iniciativas

A importância de caminhoneiros contarem com espaços bem estruturados para paradas estratégicas

conezpe Econômica

As Zonas de Processamento de Exportação agora contarão com importante representação em Brasília!

marcosrobertogriclub Iniciativas

Marcos Roberto Dubeux, CEO do Cone, participa de debate em evento promovido pelo GRI Club