Logo Whatsapp
A EMPRESA
AnyConv.com__blog_logistica_no_ecommerce.png Econômica

Logística no E-Commerce: como se destacar?

Em 2020, o e-commerce registrou a maior alta dos últimos 20 anos: 47%, de acordo com a pesquisa Webshoppers, realizada pela consultoria Ebit | Nilsen. No Brasil, o faturamento do setor bateu a marca de R$ 41,92 bilhões, ainda em agosto.

Da mesma forma, no entanto, a área ainda registra altos niveis de insatisfação por parte dos consumidores. Do total de reclamações, os atrasos lideram o ranking, com 32%. Sinais que evidenciam a importância de aprimorar entregas e aperfeiçoar processos.

E-Logística: a logística do e-Commerce

Para atender às peculiaridades de um mercado com demandas tão específicas, como é o e-commerce, a logística precisa se adequar. É desta necessidade que nasce o conceito de e-logística, que trata do conjunto de atividades referentes à cadeia de distribuição de um negócio e seu impacto na relação com o consumidor.

A e-logística se encarrega de planejar e controlar o fluxo de mercadorias, gerenciando todas as informações relacionadas a elas, valendo-se de etapas importantes como recebimento e conferência de produtos e insumos, estocagem, movimentação de produtos para preparação do pedido (picking), atuação de transportadoras, rastreamento de pedidos e gerenciamentos de entregas.

Estratégias para de Destacar no Mercado de E-Commerce

Algumas práticas devem ser levadas em consideração por negócios que desejam expandir sua atuação e a participação das vendas online em seus faturamentos, de forma dinâmica, integrada e eficaz.

  • Estruture um fluxo logístico

É importante planejar e acompanhar cada detalhe relacionado aos processos de armazenagem, expedição e entrega das mercadorias. Este acompanhamento constante permitirá escolher as estratégias mais vantajosas, conhecendo-se a demanda, os níveis de estoque e os procedimentos de tráfego das mercadorias.

  • Mantenha um controle rígido

Lojas virtuais nunca fecham. Dessa forma, o processo de gestão do estoque deve funcionar, também, de forma ininterrupta. Com as informações de estocagem atualizadas, você evita vender um produto que não está mais disponível, o que pode gerar insatisfações ao consumidor e impedir futuras compras.

  • Defina prazos realistas

Comprometa-se apenas com aquilo que pode entregar. Os prazos de entrega são um dos fatores mais importantes de uma gestão logística, sendo cruciais para garantir ao consumidor uma experiência satisfatória. Uma técnica cada vez mais recorrente é comprometer-se com uma data distante e realizar a entrega antecipadamente, surpreendendo o seu cliente, que ficará satisfeito com a agilidade.

  • Atenção à logística reversa

A logística reversa está ligada a possíveis trocas ou devoluções de mercadorias compradas pela internet. Adotar este processo fará com que seu negócio gere vantagem competitiva entre os concorrentes, na hora de solucionar possíveis insatisfações do seu público.  Assim, o consumidor receberá um atendimento eficiente até mesmo no pós-venda.

  • Faça da tecnologia aliada nos processos de atendimento

A qualidade da comunicação que você mantém com seu cliente representa um diferencial importante diante da concorrência e um fator que ele levará em conta, caso deseje realizar a aquisição de novos produtos, futuramente. Ampliar a interação com seu público no ambiente virtual é uma importante estratégia para estar sempre à disposição, mesmo com distância física que separa seu negócio do seu público. Redes sociais, fóruns, chats, sites de streamming e apps de mensagens podem ser grandes aliados neste processo. O e-commerce deve continuar apresentando crescimento, tanto em volume de negócios como em faturamento. Assim, as estratégias logísticas continuarão representando importantes ferramentas para o sucesso de iniciativas no setor. A sua empresa está preparada?


Notícias

Relacionadas

Arrastar para mover
C24005-post4  blog(1)_.png Econômica

Desvendando os Segredos da Integração Logística: Potencialize os Resultados do Seu Negócio

blog(1) retrospectiva2023.png Iniciativas

Confira a Retrospectiva Cone 2023

C23037-post4 blog(1)_.png Iniciativas

A importância de caminhoneiros contarem com espaços bem estruturados para paradas estratégicas