Logo Whatsapp
A EMPRESA
base_postagem_blog-01-3-1.original.png Iniciativas

3 dicas de segurança no trabalho em logística

Logística e segurança do trabalho caminham juntas. Evitar acidentes laborais é uma questão de garantir o bem estar de todas as pessoas que convivem em um ambiente empresarial. Para que esta prevenção aconteça de modo eficaz, é importante que boas práticas de segurança do trabalho estejam presentes na rotina de negócios, integrando-se à cultura corporativa.

No caso da logística, fazer da segurança uma prática exige cuidados específicos, afinal, estamos falando de atividades que envolvem grandes quantidades de mercadorias, equipamentos e riscos inerentes a estes processos. Por isso, reunimos três pontos que devem fazer parte de uma boa gestão da segurança do trabalho em logística.

  • As normas e os procedimentos de segurança devem ser conhecidos por todos.

Evitar a ocorrência de acidentes é uma responsabilidade a ser compartilhada por todas as pessoas que atuam na área onde os processos logísticos acontecem. Por isso, todas devem conhecer e praticar as normas e procedimentos adequados à prevenção de sinistros.

Quando essa compreensão está internalizada e os colaboradores estão conscientes da importância, a proteção passa a ser um processo automático e coletivo. Investir em capacitações e treinamentos pode acelerar esse processo.

  • Adquira maquinários com certificação

O uso de máquinas e ferramentas de baixa qualidade e sem certificação pelos órgãos competentes pode ser um fator influenciador para a ocorrência de acidentes no setor de logística.

Por isso, é importante pautar a aquisição destes materiais em uma ampla pesquisa de mercado, baseada em proporcionar a segurança dos profissionais que serão responsáveis pelo manuseio. Estes profissionais, por sua vez, deverão conhecer profundamente as máquinas que estarão sob suas responsabilidades, compreendendo as instruções para uso e o que fazer em caso apresentarem comportamento diferente do esperado.

  • Avalie a possibilidade de contar com parceiros

Em logística, terceirizar um serviço pode significar que o trabalho em questão será realizado por parceiros que são especialistas no assunto. Se o seu negócio produz manufaturados e precisa realizar a armazenagem desta produção, por exemplo, por que não contar com um negócio que é expert no assunto? Por ter mais know-how numa área que não é o seu foco, esse parceiro também estará mais preparado para realizar a gestão da segurança do trabalho voltada a esta área com mais efetividade, contando com equipes bem-treinadas e capazes de reduzir riscos. É o que acontece aqui no Cone!

A segurança no trabalho é um aspecto que merece a devida atenção dos gestores ligados ao setor e, no mesmo nível, dos colaboradores que integram suas equipes, para que todos estejam preparados para lidar com eventuais situações de risco. Afinal, qualquer problema deste tipo terá o potencial de afetar todo o funcionamento e resultado dos negócios.


Notícias

Relacionadas

Arrastar para mover
C24005-post4  blog(1)_.png Econômica

Desvendando os Segredos da Integração Logística: Potencialize os Resultados do Seu Negócio

blog(1) retrospectiva2023.png Iniciativas

Confira a Retrospectiva Cone 2023

C23037-post4 blog(1)_.png Iniciativas

A importância de caminhoneiros contarem com espaços bem estruturados para paradas estratégicas