Economia, segurança e praticidade: mais que uma tendência, a logística multimodal é a escolha mais eficiente para negócios, sobretudo aqueles que precisam lidar com grandes distâncias em suas operações de distribuição.
O conceito de logística multimodal leva em consideração todos os modais disponíveis para o transporte de mercadorias. Entre os principais, destacam-se os modais rodoviário, marítimo, aéreo e ferroviário. Para que seja considerada multimodal, uma operação de logística deve integrar, pelo menos, dois destes modais desde a origem até o desembarque final.
A sua principal diferença do tranporte intermodal diz respeito aos trâmites burocráticos: enquanto o primeiro utiliza contratos isolados para os diferentes tipos de modais na mesma operação, a alternativa intermodal acontece com apenas um contrato, sob responsabilidade de apenas um operador, o Operador de Transporte Multimodal (OTM), sem que haja preocupações com cada trecho do caminho que será realizado pela mercadoria.
Principais Benefícios
- Eficiência
A possibilidade de abranger diferentes modais em um único planejamento permite melhor utilização da capacidade disponível da matriz de transporte, considerando, também, a otimização de sua eficiência energética. Permite, ainda, melhor aproveitamento da experiência internacional, seja em logística, seja dos procedimentos burocráticos e comerciais.
- Menos Burocracia
Uma vez que a operação é realizada sob responsabilidade de um operador e ocorre a emissão de apenas um conhecimento de transporte para o percurso inteiro, a logística multimodal reduz a burocracia e as complicações com diversos contratos, de modo que os contratados em modais específicos não se preocupem com os detalhes da logística, que ficará sob responsabilidade do operador.
- Aumento da oferta e fretes reduzidos.
A integração entre diferentes modais proporciona aumento da oferta aos transportadores e fretes reduzidos aos operadores, que podem contar com bons acordos graças à melhor recorrência de contratações, tendo a liberdade de escolher as melhores opções em custo-benefício.
- Maior segurança e tranquilidade
Estas também são características do transporte multimodal, uma vez que a integridade dos bens é garantida. Afinal, o operador deverá responsabilizar-se por ressarcir qualquer eventual dano ou prejuízo.
A multimodalidade tem apresentado um crescimento em torno de 10% anuais, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Uma alternativa que se destaca e se consolida por sua melhor relação custo-benefício para o setor logístico e que possui grande potencial de se desenvolver no Brasil, país de dimensões continentais com oportunidades de explorar diferentes modais e transformar as operações logísticas de diversos negócios.