Logo Whatsapp
A EMPRESA
C21074 post 4blog(1)_.jpg Social

5 fatos interessantes sobre o Porto de Suape

Você sabia que o Cone é o elemento viabilizador do terceiro nível do Porto de Suape? Isso significa dizer que o Cone é responsável pela atração de fornecedores, serviços, indústrias complementares e logística.

Essa relação tão próxima com um os principais portos do Brasil é motivo de muito orgulho para nós. Pensando nisso, queremos compartilhar com você alguns fatos interessantes sobre o Porto de Suape e sua importância que pode até passar despercebida por quem não tem proximidade com a área de logística, mas é muito grande!

  • Importância histórica

A descoberta do Porto de Suape remonta ao século XVI. Em 26 de janeiro de 1500, Vicente Pinzón foi o primeiro europeu a chegar no local: três meses antes de Pedro Álvares Cabral declarar o descobrimento do Brasil. O lugar, batizado de Santa Maria de la Consolación, considerada a santa protetora das embarcações, é o mesmo que conhecemos hoje como Cabo de Santo Agostinho.

  • A origem do nome

Em Tupi, Suape significa “caminho incerto”. O nome vem do acesso dificultado e das incertezas dos indígenas sobre o caminho que fazia o Rio Massangana, um dos três rios que desembocavam no local, junto ao Ipojuca e ao Tatuoca.

  • O surgimento do Complexo Portuário

A região foi considerada estratégica por portugueses e holandeses que ocuparam seus arredores, mas o Complexo Portuário como existe atualmente começou a ser concebido em 1978.

  • Área preservada

Além do distrito industrial e complexo portuário, Suape também abriga uma reserva ambiental com cerca de 59% do território preservado.

  • Um gigante nordestino

O Porto de Suape é o sexto maior do Brasil e coleciona alguns recordes. Apenas para citar os mais recentes, em 2021 ele registrou um faturamento de R$ 293 milhões, representando um aumento de 14% em relação ao ano anterior. Já em 2022, foi realizada a maior operação de transbordo de automóveis da sua história, com embarque de mais de 2 mil veículos em um navio de bandeira panamenha, rumo ao México e à Colômbia.

Se você mora em Pernambuco, da próxima vez que passar pelo Porto de Suape agora já sabe que estará diante de um importante equipamento, que contribui fortemente com o desenvolvimento do estado, do Nordeste e do Brasil! Assim como nós, com certeza vai ter muitos motivos para se orgulhar.


Notícias

Relacionadas

Arrastar para mover
C21083 extrav2 4blog(1)_.png Iniciativas

Emergent Cold Latam escolheu o Cone Suape para abrigar a sua maior operação no Brasil

Truck Pátio Cone Iniciativas

Truck Pátio Cone: conveniência, serviços e segurança para caminhoneiros e motoristas

C21078 post 4blog(1)_.png Iniciativas

Praticidade e segurança: Cone tem base de tancagem Petroflex