Logo Whatsapp
A EMPRESA
WhatsApp Image 2022-09-26 at 10.35.38.jpeg Econômica

Segurança em Logística: como implementar?

Os processos logísticos são, muitas vezes, bastante complexos. Em suas diversas etapas, desde a armazenagem até o transporte, pessoas e mercadorias estão submetidas a possíveis riscos, sobretudo quando erros nestas etapas têm potencial de causar acidentes que ameaçam a integridade de equipes e produtos.

Pensar em segurança logística significa implementar medidas de precaução em toda a cadeia de abastecimento, o que, além de proteger recursos e colaboradores, contribui para aumentar a eficiência dos processos.

  • Assuma a existência dos riscos

A primeira coisa a ser feita para lidar com riscos é assumir que eles existem. Afinal, só podemos combater aquilo que conhecemos. Para isso, um diagnóstico preciso realizado por profissionais de segurança do trabalho devidamente capacitados é obrigatório.

  • Crie protocolos de segurança

Depois de compreender os riscos, é importante encontrar formas de eliminá-los. A padronização e definição de como processos devem ser executados com segurança é o primeiro passo, que acontece a partir do desenvolvimento e implementação de protocolos de segurança que, por sua vez, devem contar com a participação de todos os stakeholders envolvidos.

  • Foco nos comportamentos

Já que acabamos de falar sobre stakeholders, todos devem perceber a segurança como um pacto coletivo. Este pacto precisa unir as dimensões técnica e comportamental: para além de manutenções em equipamentos e treinamentos periódicos, é necessário identificar quais são os comportamentos de risco existentes na cultura da empresa e modifica-los. Não basta que Equipamentos de Proteção Individual estejam aptos e disponíveis se há recusas em utilizá-los, por exemplo.

  • Saiba aonde quer chegar

Todo plano precisa de objetivos claros e com a segurança em logística não é diferente. A criação de ambientes seguros exige a definição de metas específicas a curto, médio e longo prazos, que sejam acompanhadas por métricas e indicadores de segurança. E não só você deve saber aonde quer chegar, mas também todas as pessoas necessárias para que o planejamento da sua empresa se torne realidade.

  • Guie pelo exemplo

Uma cultura de segurança não se estabelece do dia para a noite. É necessário muito convencimento para que ocorram as mudanças necessárias. E uma excelente forma de influenciar pessoas a se convencerem de mudanças importantes é pelo exemplo. Mais que reforçar discursos, adote os comportamentos na prática e inspire a partir deles!


Notícias

Relacionadas

Arrastar para mover
C21083 extrav2 4blog(1)_.png Iniciativas

Emergent Cold Latam escolheu o Cone Suape para abrigar a sua maior operação no Brasil

Truck Pátio Cone Iniciativas

Truck Pátio Cone: conveniência, serviços e segurança para caminhoneiros e motoristas

C21078 post 4blog(1)_.png Iniciativas

Praticidade e segurança: Cone tem base de tancagem Petroflex